PREPARA-SE PARA A CHEGADA DO FILHOTE

 

O que eu preciso para receber meu filhote?
Caminha - os cães gostam de ter seu cantinho. Uma caminha será muito querida por eles. Pelo hábito ancestral de se abrigarem em tocas, as caixinhas de transporte ou casinhas também são muito bem vindas. 

Bebedouro - recomendamos o mais elevado, com ajuste de altura. Ajustar a altura de modo que as orelhas não fiquem dentro da água. Os bebedouros de conta-gotas também funcionam bem. 

Comedouro - qualquer potinho vai bem, preferir os que têm altura ajustável, pela mesma razão descrita acima. Avaliar o uso de snoods (toucas protetoras das orelhas). 
Brinquedinhos - para morder... troca de dentes é uma fase chatinha
Produtos para banho - um sabonete de filhotes e nada mais. Lencinho umedecido ajuda também.
Produto para limpeza da orelha - ceruminolítico para limpeza externa somente (uma vez por semana e não mais que isso)
Cuidado com pelo - uma escova com cerdas macias

 

CUIDADOS GERAIS

 

Vacinação

Um dos cuidados mais importantes que devemos ter com o nosso cão é a vacinação. Através da vacina, o sistema de defesa do animal "aprende" a produzir determinados anticorpos. A vacina contém vírus e/ou bactérias, mortos ou inativados, que NÃO causam a doença, mas ensinam o organismo a se defender dela.

Periodicamente o sistema de defesa "esquece" de como se defender, ou seja como ele deve produzir anticorpos, por isso precisamos revacinar os cães todo ano. Sem a revacinação, o animal volta a ficar desprotegido.

Com relação ao filhote é importante que o animal só seja exposto a outros lugares diferentes de sua casa e entre em contato com outros animais após ter recebido todas as doses preconizadas para esta fase. É importante que a vacinação seja feita por um veterinário.

Utilize sempre vacinas de boa procedência que são produzidas por laboratórios conceituados e vendidas apenas para profissionais veterinários que têm o conhecimento de como armazenar o produto e em que condições aplicá-lo. A eficácia dessas vacinas é comprovada. 

Peça orientação para um médico veterinário, não dê por contra própria!

Cuidado com seu filhote.  Ele nunca deverá sair para a rua antes de tomar a terceira dose de vacina polivalente. Não o deixe ter contato com outros cães, até estar completamente imune.

Filhotes Aldersgate são entregues com todas as doses da vacina polivalentes (MSD NOBIVAC DHPPI+L) pertinente a sua idade de entrega. Também aplicamos a vacina contra a Tosse dos Canis (MSD NOBIVAC KC) e, dependendo da idade, a vacina antirrábica. 

Dependendo do risco epidemiológico de cada região, avaliar com seu veterinário o uso de outras vacinas disponíveis no mercado.  

 

Vermifugação

Sempre que retiramos um filhote da sua ninhada é recomendado que ele tome uma dose de vermífugo porque mesmo que ele tenha sido desverminado junto com seus irmãos ele poderá ter se reinfestado nas brincadeiras. Então é importante escolher um vermífugo apropriado ao seu peso e idade, converse com o veterinário que ele vai ajudar  e indicará o vermífugo apropriado. Lembre-se que seu filhote deverá ser desverminado por toda a vida, seguindo esquemas de vermifugação que vão desde o uso mensal até o uso espaçado de quatro em quatro meses ou de seis em seis meses, conforme o medicamento a ser usado e o contato com outros animais.

Importante: 

  - Se o animal sai para passear na rua ou tem contato com animais que saem, a vermifugação deve ser feita a cada 4 meses. Se ele tem pouco contato com a rua a desverminação pode ser feita a cada 6 meses.

  - Trocar o princípio ativo para que os vermes não "criem resistência" ao remédio: na bula do vermífugo vem o princípio ativo dele, depois de 2 protocolos de vermifugação ele deve ser trocado.

Banhos

Para dar banho em seu cão sempre utilize shampoos e condicionadores específicos para cães.

É muito importante colocar algodão HIDROFÓBICO dentro dos ouvidos para que não entre água. 

Seque seu cão com uma toalha, use secador e procure não dar banhos muito freqüentes.

Pelagem

O Cocker adulto necessita de escovações de três a quatro vezes por semana e trimming (tosa) a cada dois meses aproximadamente, dependendo de cada animal. O filhote precisa de escovações semanais, com escova de cerdas macias.  

 

Educando seu filhote

Os filhotes muitas vezes podem querer morder pés de mesa, chinelo, etc. Essa  é uma fase normal que pode ocorrer até os sete meses de idade. Uma maneira de evitar é ocupá-lo com ossinhos, bolinhas e ursinhos de pelúcia, etc.

Repreenda-o sempre que ele fizer algo errado, mas não bata. Falando de forma ríspida e dura é o suficiente. É comum o filhote chorar nos primeiros dias em que chegar em seu novo lar. 

Para ensinar o local das necessidades fisiológicas, coloque jornal no local desejado e mostre ao cão. Quando ele fizer no local certo, faça uma verdadeira festa para que ele saiba que isso lhe agradou e o oposto quando ele fizer em local não apropriado. Caso você queira ensiná-lo a fazer na rua, aja da mesma maneira, mas não esqueça de levar consigo um saquinho plástico para recolher as fezes. Tenha muita paciência!

 

Alimentação

Utilize somente ração de boa qualidade.

Ela possui todos os nutrientes necessários para que seu cão tenha uma vida saudável.

Quando filhote, ele se alimentará de 3 a 4 vezes ao dia. 

Deixe sempre um recipiente com água limpa e fresca para seu cão beber.

Prefira os comedouros e bebedouros com altura ajustáveis, de modo que o cão possa se alimentar e beber água sem abaixar a cabeça.

Criação aos cuidados de Rafael Oliveira, médico veterinário.

rafaeldsoliveira@gmail.com

(55) 99696-1075 (Vivo/Whatsapp)

 

© 2015 by Aldersgate ECS. All rights preserved.