top of page

     O Cocker Spaniel Inglês é uma raça muito saudável. Com cuidados veterinários básicos e ações preventivas, um exemplar pode viver 15 ou mais anos (a média gira em torno de 10 e 12 anos). No entanto, como toda raça muito popularizada, algumas doenças hereditárias podem ser ocasionalmente observadas. Essas enfermidades são preveníveis com cruzamentos selecionados, utilizando cães testados geneticamente para verificar a presença ou não dos genes causadores dessas enfermidades. É importante destacar, também, que tendo em vista a longevidade dos cockers, doenças comuns à espécie canina em geral podem ocorrer, mas não podem ser apontadas como específicas da raça.

 

 

ATROFIA PROGRESSIVA DA RETINA

 

     

        Entre as enfermidades mais comuns geneticamente determinadas no Cocker Spaniel Ingles, a Atrofia Progressiva da Retina (PRA) é a mais frequente. Trata-se de uma degeneração da retina que culmina com a cegueira em torno dos 5 anos de idade do cocker. É uma enfermidade de caráter recessivo, por isso o teste genético é fundamental para uma criação saudável. Esses testes determinam a probabilidade do cão ser acometido por PRA e o resultado revela a representação da constituição genética do indivíduo, permitindo a separação de cães em três grupos: 

 

PRA A: clear - normal (homozigoto normal) - não tem o gene da doença.

 

PRA B: carrier - carreador (heterozigotos) - cão SAUDÁVEL, mas que carreia o gene da doença, logo deve ser monitorado na reprodução pela probabilidade de transmitir aos descendentes o gene da doença. 

 

PRA C: affected - afetado (homozigoto mutante) - alta probabilidade de desenvolver a doença e ficar cego.

 

Planejanento de coberturas segundo o perfil PRA-prcd

PRA A X PRA A: todos os filhotes serão livres do gene para a PRA.

PRA A X PRA B: poderão nascer filhotes PRA A e PRA B

PRA A X PRA C: todos os filhotes serão PRA B

PRA B X PRA B: poderão nascer filhotes PRA A (baixa probabilidade), filhotes PRA B e filhotes PRA C (cruzamento não recomendado)

PRA B X PRA C: poderão nascer filhotes PRA B e filhotes PRA C (cruzamento não recomendado)

PRA C X PRA C: todos os filhotes serão afetados pela doença (cruzamento não recomendado)

 

NEFROPATIA FAMILIAR

 

 

        Assim como a PRA, a nefropatia familiar (FN) também é determinada por uma herança genética recessiva. Trata-se de uma enfermidade renal que acomete o cocker dos 6 aos 12 meses (em poucos casos, 24 meses), levando-o ao óbito. Os sinais clínicos são comuns a outras enfermidades renais como polidpsia (bebe muita água), poliúria (urina muito), perda de peso, perda de apetite, vômitos e/ou diarréia. Cães para reprodução devem ser testados para a FN, podendo ser clear, carrier e affected. As possibilidades de cruzamento seguem o padrão da PRA citado acima. 

​

​

​

ADULT ONSET NEUROPATHY (AON)

 

 

 

     Trata-se de uma enfermidade neurológica hereditária. Sintomas típicos começam entre 7.5 e 9 anos. A doença é caracterizada por um enfraquecimento progressivo que começa nos membros posteriores, conduzindo a uma passada instável, base de apoio ampliada e jarretes angulados. A doença progride para os membros anteriores. Sintomas também incluem dificuldade de engolir.  A doença continua progredindo por 3-4 anos.

​

​

​

DISPLASIA COXOFEMURAL (HD)

​

   

     

      Displasia coxofemural (desenvolvimento anormal da articulação do quadril) é geralmente associada a raças maiores, mas pode ser encontrada em qualquer raça, incluindo Cockers. Pode causar claudicação e dor em casos graves ou não produzir sintomas perceptíveis em casos menores. A HD não tem um padrão simples de herança (é uma condição poligênica, significando que é controlado por vários genes diferentes), além de ser influenciada por fatores externos, como dieta e exercício. Atualmente, a incidência de HD na raça está sendo monitorada para determinar se há algum problema. Um número relativamente pequeno (em comparação com o número total de registros anuais) de Cockers no Reino Unido foi classificado, obtendo-se um score mediano de 10. Mais informações sobre o esquema de classificação do score de HD do  Kennel Club/BVA podem ser encontradas em https://www.bva.co.uk/canine-health-schemes/hip-scheme/

​

​

Cadastre seu email

Receba novidades

Criação aos cuidados de Rafael Oliveira, médico veterinário.

rafaeldsoliveira@gmail.com

​

 

© 2023 by Aldersgate ECS. All rights preserved.

bottom of page